Os Balelers (Calango, Zero e Caio), em parceria com a Riot Games, pularam em uma experiência… imersiva, vivendo na pele a experiência como jogadores profissionais de League of Legends.
O desafio era promover a primeira final da LTA Sul e as novidades do game para uma comunidade diferente, se aproximando de um público mais casual.
O primeiro desafio foi pensar nos personagens. Achando elos em comum entre comunidades (pessoas que podiam ser reconhecidas por ambos públicos – do balela e do LoL), convidamos os primeiros e únicos serpentes pescoçudas, Luma (campeã IGNIS Cup 2022) e Espeon (Campeão CBLOL 2013).
Para os demais personagens, a pergunta era sempre: essa pessoa vai entrar na resenha? O humor vai casar legal com o formato do programa? Se a resposta é sim e a pessoa estava disponível, era bem-vindo para aprontar com a gente. Ranger, Samy, Fogueta, Professor, Gruntar, Marvin, Guigo, Brucer, Accezs e Jojo foram os escolhidos para trazer o toque LTA para o vídeo.
E é assim que o Balela LTA começou a tomar maior proporção e movimentar ainda mais pessoas da comunidade do LoLzin, agregando valor e trazendo legitimidade.
A experiência inteira era um entretenimento baseado em fatos quase reais.




A peça principal da ação, o vídeo dedicado, foi uma tradução da experiência do dia.
Seguindo o estilo mockumentary e guiados pelo Professor Ranger, o vídeo teve oito capítulos, passando por momentos essenciais da vida de um proplayer, desde a alimentação até a preparação antes de jogos no stage.
A jornada culmina em um ápice que quebra o formato do Balela, trazendo uma partida direto do palco da LTA, com toda a estética real de transmissão da Riot, incluindo draft, torcida e narração.
Cerca de 40 fãs e membros do canal Balela compareceram à gravação numa segunda-feira à tarde. Eles formaram uma torcida vibrante na arena, recriando toda a energia de um dia de jogo oficial e se tornando parte essencial da experiência imersiva.
O engajamento foi impressionante em todas as etapas: antes, durante e depois que o vídeo foi ao ar. Ele não só despertou nos fãs do Balela uma curiosidade ainda maior para se aprofundar no League of Legends, mas também fortaleceu uma conexão valiosa com a própria comunidade do LoL, mostrando que esses universos se conversam de um jeito único.

FOCO EM SE PERDER NO PERSONAGEM
Cada um dos participantes do time “Serpente Pescoçuda” adotou um personagem específico para aquele dia. Isso é o que fortalece a narrativa e faz o público comprar a história e se engajar.
QUANDO A COMUNIDADE ABRAÇA, TUDO FICA BEM
Entender como falar com sua comunidade foi que fez a diferença na recepção e propagação do conteúdo. Eles fizeram parte do início ao fim e se veem representados no vídeo.
UMA TORCIDA CALOROSA E TUDO À FLOR DA PELE
Juntos, LoL e Balela conseguiram movimentar 40 membros do canal até a Arena LTA Sul, com o objetivo de se juntarem a produção e viverem uma experiência única
A REF DA REF DA REF
Nesse vídeo, algumas referências importantes da comunidade foram construídas na intenção de trabalhar autoreferência e indicação do vídeo em momentos posteriores.
BALELA E RIOT COMBINAM
A comunidade decretou: Riot e Balela tem tudo a ver. Além da boa recepção do público ao vídeo, os comentários positivos incluíram outros títulos e sugestões de continuação.